domingo, 12 de fevereiro de 2012

FORÇA DA JUVENTUDE

A Juventude é um período natural do ser humano em que sua principal característica é a transição, afinal ela se encontra entre todo o senso comum vivido na infância e todas as novas responsabilidades e definição de caráter que a vida adulta nos obriga ter. Por isso, nós jovens somos vistos por uma parcela da sociedade como incapazes ou simplesmente "rebeldes sem causa". E é exatamente nesse ponto em que estas pessoas que vêem os jovens como pessoas despreparadas estão absolutamente enganadas, afinal podemos tanto questionar a realidade atual como lutar e buscar soluções para estas mazelas.
No Brasil a Força da Juventude foi extremamente importante e decisiva em vários cenários de nossa história. Como esquecer todos aqueles jovens que te tiveram unhas arrancadas, seios amarrados, que levaram choques em todo corpo, que perderam familiares e que sofreram do mais alto nível de crueldade, somente por quererem viver numa sociedade livre e justa onde pudessem fazer suas escolhas. Todos esses jovens da década de 60 até a metade da década de 80, entenderam bem o poder que possuíam dentro si e não se calaram em meio a todo ambiente de ditadura e repressão militar que assolava todo o nosso país. Muitos sofreram e foram reprimidos somente por quererem algo que já é nosso por direito: A LIBERDADE.

De que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra, outra realidade menos morta. Tanta mentira, tanta força bruta! Pai! Afasta de mim esse cálice.” (Cálice – Chico Buarque)

Outro caso recente em que a juventude participou ativamente na luta por um Brasil mais digno, foi o movimento "Caras-Pintadas" em 1992, onde toda a juventude liderada por a UNE (União Nacional dos Estudantes) e pela UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) saíram as ruas para protestar contra todas as denúncias de corrupção do então atual presidente da república Fernando Collor de Melo que no dia 29 de dezembro de 1992 renunciou o cargo de presidente da república.

“Após o final da ditadura militar e a reconstrução das entidades estudantis, era necessário apaixonar novamente a juventude por uma utopia, como em 1968.” (Danilo Zimbres)

Através destes e outros exemplos que podemos garantir com toda segurança que os JOVENS podem sim! Ocupar com êxito seu lugar nas grandes decisões da nossa sociedade e além disso, acredito  que ela pode realmente mudar, melhorar e construir uma nova realidade. Basta somente que a juventude se una e lute por seus direitos e por a certeza de um dia estarem incluídos em um meio social verdadeiramente justo, igualitário e digno para todos os cidadãos. 

“Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim!” (Brasil – Cazuza)

*Colaboração para o BLOG JUVENTUDE DELMIRENSE

Forte Abraço,
Diogo G. Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário